Camarão sem moranga

20180704_154400

A alguns anos atrás quando viajamos para Veneza um garçom se recusou a fornecer queijo ralado pro meu irmão colocar na massa que tinha camarões porque aparentemente frutos do mar não combinam com queijo para os italianos. Pra nossa sorte aqui no Brasil essa regra não existe e podemos ter em nossa vida diversas maravilhas como o camarão na moranga todo trabalhado no catupiry.

Eu sou muito fã da combinação camarão, abóbora e queijo cremoso porém raramente faço esse prato porque além do trabalho de assar e montar, ele exige um grupo grande de pessoas pra dar cabo de uma moranga (sem contar a fortuna que você vai gastar em camarão). Indignada com essa situação e de posse de meio quilo de camarões médios, resolvi dar um basta e troquei a moranga por abóbora cabotiá que já comprei picada porque eu tava mesmo com preguiça de cozinhar nesse dia.

Vamos à receita:

Saltear meio quilo de camarão no azeite com bastante alho picado. Sempre coloque os camarões aos poucos porque queremos dourar o camarão para depois terminar o cozimento na hora de gratinar e fique esperto pra não queimar o alho. Eu coloquei um pouco de alho pra cada leva de camarão. Reserve os camarões, que vão voltar só na montagem final.

Na mesma panela refogue uma cebola roxa grande, adicione 3 pimentas de cheiro picadas (da verde que não é ardida) e os cubos de cabotiá. Acrescente uma lata de tomate pelado picado e mais a medida de meia lata de água e um pouquinho de sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a abóbora esteja macia. Desligue o fogo, volte os camarões para a panela , corrija o sal e acrescente um punhado generoso de coentro picado.

Espalhe esse molho de camarão em um refratário, cubra com uma camada de catupiry e parmesão ralado (sim, mais queijo ainda) e ponha pra gratinar no forno pré aquecido. Sirva com arroz branco. Para conseguir fotos bonitinhas eu montei uma parte nesse ramequin pequeno, o que é uma boa sugestão se você quiser servir o prato como entrada. Ficou uma delícia e resolveu 100% minha vontade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s