Como transformar uma barra de 90gr em 2 lts de sabonete líquido

Eu confesso, sou fresca quanto a sabonete! Não gosto de sabonete em barra porque fico pensando quantos micro-organismos são deixados para trás pelas mãos que passaram antes da minha, por isso sempre preferi os líquidos. O grande problema é que sabonete em barra é mais ecológico (pois utiliza menos água em sua fabricação e bem menos embalagem) e imensamente mais barato.

Corta pra época que eu comecei a fazer low poo e encontrei nos grupos a técnica de transformar sabonete Dove em shampoo, derretendo a barra e acrescentando água, óleo de coco e outros aditivos que tratam o cabelo. Resolvi tentar seguir o mesmo princípio atrás do sonho do sabonete líquido econômico. Depois de alguns testes cheguei a um resultado satisfatório, que compartilho abaixo:

Você vai precisar de:

  • Panela
  • Faca
  • Sabonete
  • Pote para guardar o sabonete
  • Funil
  • Fouet ou colher para mexer
  • Óleo essencial (opcional)

20180815_103158

  1. Corte o sabonete em pedaço pequenos, coloque na panela e encha de água (proporção de dois litros de água para uma barra de 90 gramas).
  2. Leve ao fogo médio mexendo com fouet até que sabonete derreta totalmente (não pode ferver).
  3. Desligue o fogo e adicione o óleo essencial de sua preferência.
  4. Espere esfriar completamente
  5. Misture para “quebrar a estrutura” e deixar a mistura mais líquida. Se desejar utilize um liquidificador, mixer ou batedeira para facilitar esse passo.
  6. Passe para os potes com bomba utilizando o funil.

Alguns pontos importantes:

  • A proporção entre água e sabonete tem que ser essa, com mais água ele perde sua eficácia, com menos ele fica espesso demais para funcionar na bomba.
  • É preciso esperar cerca de 10 horas para que o sabonete líquido esfrie completamente. Se você for apressada (como eu já fui) e embalar o sabonete morno não vai funcionar porque o sabonete fica com uma consistência de slime quando esfria, precisa ser misturado (vídeo no final do post)
  • Eu só testei essa receita com sabonete glicerinado da Granado e Phebo, que são os que eu já costumava comprar, então não sei se o resultado será diferente com outros tipos de sabonete.
  • Acrescentei óleo essencial porque dessa vez eu tinha um sabonete glicerinado tradicional, se optar por um sabonete que já tenha outros cheiros não use.
  • Você ainda pode acrescentar alguns outros aditivos de tratamento no seu sabonete: óleo de coco, dexpantenol, etc. Eu não acrescento porque uso o mesmo sabonete para banho, pia do banheiro, lavabo e pra lavar a mão na cozinha então prefiro deixar mais neutro.
  • É possível que a panela fique com restos de sabonete grudados no fundo e laterais, caso isso aconteça é só deixar de molho por algumas horas que eles dissolvem e ela estará pronta pra voltar ao uso normal.

O sabonete rende pouco mais de dois litros, suficiente para encher todas essas garrafas com sobra, e dura cerca de dois meses aqui em casa.

Bônus:

Vídeo (meio tosco) pra mostrar a textura do sabonete antes de mexer e dar essa idéia de se divertir enfiando a mão na meleca que nem eu sempre faço =D

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s