Eu confesso, sou fresca quanto a sabonete! Não gosto de sabonete em barra porque fico pensando quantos micro-organismos são deixados para trás pelas mãos que passaram antes da minha, por isso sempre preferi os líquidos. O grande problema é que sabonete em barra é mais ecológico (pois utiliza menos água em sua fabricação e bem menos embalagem) e imensamente mais barato.
Corta pra época que eu comecei a fazer low poo e encontrei nos grupos a técnica de transformar sabonete Dove em shampoo, derretendo a barra e acrescentando água, óleo de coco e outros aditivos que tratam o cabelo. Resolvi tentar seguir o mesmo princípio atrás do sonho do sabonete líquido econômico. Depois de alguns testes cheguei a um resultado satisfatório, que compartilho abaixo:
Você vai precisar de:
- Panela
- Faca
- Sabonete
- Pote para guardar o sabonete
- Funil
- Fouet ou colher para mexer
- Óleo essencial (opcional)
- Corte o sabonete em pedaço pequenos, coloque na panela e encha de água (proporção de dois litros de água para uma barra de 90 gramas).
- Leve ao fogo médio mexendo com fouet até que sabonete derreta totalmente (não pode ferver).
- Desligue o fogo e adicione o óleo essencial de sua preferência.
- Espere esfriar completamente
- Misture para “quebrar a estrutura” e deixar a mistura mais líquida. Se desejar utilize um liquidificador, mixer ou batedeira para facilitar esse passo.
- Passe para os potes com bomba utilizando o funil.
Alguns pontos importantes:
- A proporção entre água e sabonete tem que ser essa, com mais água ele perde sua eficácia, com menos ele fica espesso demais para funcionar na bomba.
- É preciso esperar cerca de 10 horas para que o sabonete líquido esfrie completamente. Se você for apressada (como eu já fui) e embalar o sabonete morno não vai funcionar porque o sabonete fica com uma consistência de slime quando esfria, precisa ser misturado (vídeo no final do post)
- Eu só testei essa receita com sabonete glicerinado da Granado e Phebo, que são os que eu já costumava comprar, então não sei se o resultado será diferente com outros tipos de sabonete.
- Acrescentei óleo essencial porque dessa vez eu tinha um sabonete glicerinado tradicional, se optar por um sabonete que já tenha outros cheiros não use.
- Você ainda pode acrescentar alguns outros aditivos de tratamento no seu sabonete: óleo de coco, dexpantenol, etc. Eu não acrescento porque uso o mesmo sabonete para banho, pia do banheiro, lavabo e pra lavar a mão na cozinha então prefiro deixar mais neutro.
- É possível que a panela fique com restos de sabonete grudados no fundo e laterais, caso isso aconteça é só deixar de molho por algumas horas que eles dissolvem e ela estará pronta pra voltar ao uso normal.
O sabonete rende pouco mais de dois litros, suficiente para encher todas essas garrafas com sobra, e dura cerca de dois meses aqui em casa.
Bônus:
Vídeo (meio tosco) pra mostrar a textura do sabonete antes de mexer e dar essa idéia de se divertir enfiando a mão na meleca que nem eu sempre faço =D