Pain Perdu (Rabanada de brioche)

20180110_110223

Resolvi fazer rabanada para o café da manhã porque eu sempre fico morrendo de vontade quando vejo ela ali nos cardápios, mas ao mesmo tempo acho pesada demais para o momento da sobremesa. Nunca sobra espaço no meu estômago para encarar algo dessa magnitude.

Depois de pesquisar algumas receitas diferentes resolvi seguir pelo caminho francês, usando o brioche como base.

Corte um pedaço de brioche em duas fatias de cerca de dois centímetro de espessura e reserve. Misture com o garfo num prato fundo: 1 ovo, meia xícara de leite, uma colher de sopa de açúcar e uma gotinha de extrato de baunilha.

Coloque a fatia de brioche de molho por mais ou menos dois minutos de cada lado. Quando virar o pão, coloque no fogo médio uma frigideira com meia colher de sopa de manteiga.

O pão deve ficar bem molhado, a mistura de leite precisa chegar até o centro da rabanada pra conseguirmos aquela textura que parece quase um pudim.

Frite na manteiga dos dois lados até ficar bem douradinha.

Na maioria dos restaurantes ela é servida acompanhada por creme inglês e algum tipo de geléia, compota ou fruta cozida. Nesse aspecto minha abordagem foi para o lado da versão brasileira e servi polvilhada de açúcar. Eu estava sem canela em pó nesse dia mas também acompanha muito bem.

20180110_110435

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s