Panqueca de abobrinha com queijo de cabra e páprica

C360_2017-08-10-17-22-38-964[1]

Um prato que eu fiz na véspera do mercado pra usar os ingredientes remanescentes na geladeira, mas com resultado maravilhoso que me fez incluir os ingredientes na lista pra repetir na próxima semana.

Rale a abobrinha no lado mais grosso do ralador, coloque um pouco de sal e deixe num escorredor com um peso em cima por cerca de 40 minutos para tirar o excesso de água. Esse passo não é obrigatório mas contribui muito para o bom resultado da preparação. Coloquei um pote com uma garrafa de água como peso pra mostrar que qualquer coisa serve desde que faça pressão sobre a abobrinha. Utilizei duas abobrinhas pois era o que eu tinha, também funciona com uma abobrinha e uma cebola ou cenoura.

Em seguida adicione aos vegetais um ovo, 4 colheres de sopa de farinha, sal e pimenta do reino. Misture bem até formar a massa.

Aqueça uma frigideira antiaderente pequena, coloque uma colher de sopa generosa de massa, espalhe formando a panqueca. Asse até dourar dos dois lados, cerca de 10 minutos. Repita o processo com o restante da massa e reserve.

O molho/recheio é ridiculamente simples: Refogue uma cebola picada com um fio de azeite até ficar macia, acrescente páprica, um pouco de creme de leite fresco e queijo boursin e acerte o sal. Pode trocar o boursin por ricota ou cottage e acrescentar outros ingredientes como salsinha, brócolis, cogumelos ou frango desfiado.

Essa panqueca não é enrolável porque os vegetais ralados deixam ela mais grossa e pedaçuda, então o melhor é montar uma torre intercalando a massa com camadas de molho/recheio. Ficou faltando um verdinho pra decorar meu prato mas não tinha mais erva fresca na geladeira (boa hora pra lembrar do plano de plantar uma horta na varanda). Sirva com uma salada verde pra uma refeição leve. Apenas as panquecas sem o molho é um ótimo acompanhamento para outros pratos.

C360_2017-08-10-17-24-07-295

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s