Meu chazinho salvador da garganta

Depois de um longo histórico de antibiótico mais de duas vezes por ano comecei um esforço para evitar a amidalite e sinusite a qualquer custo. No inverno seco de São Paulo a situação se complica um pouco, mas faço esse chá sempre que começo a ficar com o nariz entupido ou a garganta pegando e já estou no segundo ano sem febre e toneladas de remédios.

A canela age contra fungos e bactérias e é indicada para combater inflamação da garganta.

O limão tem muita vitamina C, que ajuda a curar e prevenir gripes, e propriedades antibacterianas.

O gengibre é bom para combater infecções e aliviar dores.

O anis estrelado tem ação expectorante, espasmódica, carminativa, estomática e antisséptica, sendo indicado contra tosse e bronquite.

O cravo tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e expectorantes e alivia a tosse.

O mel é anti-inflamatório e alivia a tosse.

Sempre dou uma de vovózinha recomendando esse chá por aí e ultimamente algumas pessoas que experimentaram têm falado que ele é delicioso, então resolvi postar.

Ingredientes:

2 paus de canela grandes

3 limões (bem lavados)

Um pedaço bem grande de gengibre

Um punhado de cravos

4 anis estrelados

Mel a gosto

Modo de preparo:

Corte um limão em fatias e esprema o suco dos outros dois. Descasque e pique o gengibre. Coloque em uma panela pequena ou leiteira: canela, limão fatiado, gengibre, cravo e anis e complete com água (mais ou menos 1 litro para essa quantidade de ingredientes). Deixe ferver por cinco minutos após levantar fervura, então desligue o fogão e deixe descansar por pelo menos mais cinco minutos. Termine o chá acrescentando o suco de limão e bastante mel. Vá provando até achar a quantidade que mais te agrada. Eu coloco meio pote de mel para cada receita dessa.

 

Essa é a receita básica. Pode acrescentar outros ingredientes que você goste e que tenha a mão. Tem gente que costuma fazer com alho, eu pessoalmente não coloco por causa do gosto mesmo. Fica delicioso com abacaxi e eu já adicionei também equinácea e unha de gato.

Para quem é old school (ou bêbado) vale colocar uma dose de cachaça na caneca antes de servir o chá. Os veganos podem substituir o mel por melaço, xarope de agave ou açúcar de côco.

ALERTA!! Eu não tenho conhecimento técnico nenhum sobre saúde, e esse post jamais deve substituir o atendimento médico adequado. Isso é apenas uma receita de chá com ingredientes que podem ser encontrados em qualquer cozinha e que sabidamente ajudam a combater sintomas de gripes, resfriados e dor de garganta. Se estiver com sintomas persistentes e principalmente febre procure um médico imediatamente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s