Depois de um longo histórico de antibiótico mais de duas vezes por ano comecei um esforço para evitar a amidalite e sinusite a qualquer custo. No inverno seco de São Paulo a situação se complica um pouco, mas faço esse chá sempre que começo a ficar com o nariz entupido ou a garganta pegando e já estou no segundo ano sem febre e toneladas de remédios.
A canela age contra fungos e bactérias e é indicada para combater inflamação da garganta.
O limão tem muita vitamina C, que ajuda a curar e prevenir gripes, e propriedades antibacterianas.
O gengibre é bom para combater infecções e aliviar dores.
O anis estrelado tem ação expectorante, espasmódica, carminativa, estomática e antisséptica, sendo indicado contra tosse e bronquite.
O cravo tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e expectorantes e alivia a tosse.
O mel é anti-inflamatório e alivia a tosse.
Sempre dou uma de vovózinha recomendando esse chá por aí e ultimamente algumas pessoas que experimentaram têm falado que ele é delicioso, então resolvi postar.
Ingredientes:
2 paus de canela grandes
3 limões (bem lavados)
Um pedaço bem grande de gengibre
Um punhado de cravos
4 anis estrelados
Mel a gosto
Modo de preparo:
Corte um limão em fatias e esprema o suco dos outros dois. Descasque e pique o gengibre. Coloque em uma panela pequena ou leiteira: canela, limão fatiado, gengibre, cravo e anis e complete com água (mais ou menos 1 litro para essa quantidade de ingredientes). Deixe ferver por cinco minutos após levantar fervura, então desligue o fogão e deixe descansar por pelo menos mais cinco minutos. Termine o chá acrescentando o suco de limão e bastante mel. Vá provando até achar a quantidade que mais te agrada. Eu coloco meio pote de mel para cada receita dessa.
Essa é a receita básica. Pode acrescentar outros ingredientes que você goste e que tenha a mão. Tem gente que costuma fazer com alho, eu pessoalmente não coloco por causa do gosto mesmo. Fica delicioso com abacaxi e eu já adicionei também equinácea e unha de gato.
Para quem é old school (ou bêbado) vale colocar uma dose de cachaça na caneca antes de servir o chá. Os veganos podem substituir o mel por melaço, xarope de agave ou açúcar de côco.
ALERTA!! Eu não tenho conhecimento técnico nenhum sobre saúde, e esse post jamais deve substituir o atendimento médico adequado. Isso é apenas uma receita de chá com ingredientes que podem ser encontrados em qualquer cozinha e que sabidamente ajudam a combater sintomas de gripes, resfriados e dor de garganta. Se estiver com sintomas persistentes e principalmente febre procure um médico imediatamente.