Preparei essa receita para um jantar com a família e o sucesso foi estrondoso por isso resolvi dividir aqui com vocês. Como sempre é uma receita bem simples, eu raramente faço preparações muito elaboradas pra ser sincera, acho mais importante ter uma comidinha gostosa à mesa do que performar malabarismos gastronômicos.
Ingredientes:
500 gramas de peito de frango
170 gramas de que queijo gorgonzola
200 ml de creme de leite fresco
1 cebola picada
1 dente de alho picado ou espremido
Azeite (ou óleo), tomilho, salsinha, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Corte o frango em tiras médias e tempere com tomilho (usei o seco porque era o que tinha disponível, mas fresco é melhor ainda), alho, sal e pimenta do reino. Deixe descansar na geladeira com esse tempero por cerca de uma hora.
Aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite ou óleo e sele os pedaços de frango em fogo alto: você deve colocar a proteína aos poucos, a intenção é dourar o frango sem se preocupar com cozinhar completamente. Para essa quantidade dividi em 4 vezes. Vá selando e reservando os pedaços num refratário.
Em seguida vamos ao molho- Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e a cebola e refogue em fogo baixo até ficar macia. Acrescente o gorgonzola e o creme de leite fresco. Volte o frango para a frigideira e mantenha em fogo baixo mexendo delicadamente por cerca de 10 minutos para apurar um pouco o molho e terminar a cocção do frango. Acerte o sal e a pimenta do reino. Finalize com salsinha picada pra dar um verdinho bonito pro prato.
Sirva com arroz de brócolis e farinha torrada, com purê de batata e legumes salteados ou com pão fresco como petisco e receba os elogios. =)
Sugestão de harmonização – Brooklyn Post Road Pumpkin Ale